palhaco45.gif

O Carnaval na Madeira

Este exercício é constituído por um texto e por algumas perguntas de interpretação.
Para responderes às perguntas só tens de clicar na letra correspondente à resposta correcta, mas primeiro tens de ler o texto com atenção. Se acertares vai aparecer :-) se errares :-(...
Boa sorte!

O Carnaval na Madeira

     Festejar o Carnaval na nossa Ilha é já uma tradição de há muitos anos.
    A Festa dos Compadres em Santana, que se realiza no dia 19 de Fevereiro, atrai muitas pessoas. Após o cortejo alegórico há uma peça de teatro onde se faz o "julgamento" de pessoas da terra. É o chamado julgamento dos Compadres. É tudo uma brincadeira e as pessoas divertem- -se com as asneiras.
    No dia 25, à noite, o Cortejo de Carnaval sai à rua no Funchal com milhares de pessoas. Vêm trajados a rigor e rodeados de luz e cor. A música contagia e faz esquecer o frio...
    As serpentinas e confetis dançam por entre a multidão...
    No dia de Carnaval, o Cortejo Trapalhão é mais popular e qualquer pessoa pode participar. A sátira, o rir-se dos outros é uma constante.
   É precisamente no Dia de Carnaval que as pessoas, logo de manhã cedo, fazem as malassadas e depois... vão divertir-se. Vão a casa de pessoas conhecidas disfarçadas com máscaras e roupas trapalhonas. Aí convivem com muita alegria e animação.
   O culminar destas festas termina no Enterro do Osso que é no sábado seguinte.
   Após estes dias de folia, inicia o período da Quaresma que são quarenta dias que antecedem a Páscoa.